11 3071.2900 / 3078.9913
·
11 988927448
·
[email protected]
·
Segunda - Sexta 12h as 20h
Entrar

Passado o dia do Hamburguer, ficamos aqui arrependidos de não ter homenageado outro grande clássico da comida de conforto, do delivery no dia de chuva, da noitada com os amigos: a Pizza. Seguindo a modinha de antecipar datas importantes em função do isolamento social, fizemos na quinta 25 de Junho o nosso Dia da Pizza (que oficialmente é em 10 de Julho no Brasil), para falar de harmonização de vinho e pizza.

Quase 40 Afiliados e convidados estiveram ao vivo recebendo nosso convidado especial da noite, que nos brindou com dicas FENOMENAIS. Tivemos também um benefício especial: numa dobradinha com o Grupo Ráscal, recebemos um cupom de desconto para a compra de pizzas ou discos de massa pré-assados, entregues em casa embalados à perfeição.

Alexandre Bronzatto, pizzaiolo, harmonizando vinho e pizza em casa
Alexandre Bronzatto,
o Pizza Advocate

Um convidado especial

Nosso convidado desta vez foi Alexandre Bronzatto. O Bronza, como é conhecido nas redes sociais, é advogado por carreira, mas pizzaiolo por paixão e estudo. Formado pela Associazione Verace Pizza Napoletana, ele pesquisa pizza há anos e elabora suas próprias massas com cuidado e detalhismo.

Bronza é também apaixonado por vinhos e foi membro de painéis de degustação das revistas Gosto e Gula, além de degustador do guia de vinhos Gambero Rosso, na Itália.

Em um bate papo descontraído, eles nos falou sobre os tipos de pizzas e sobre as massas irmãs da pizza que a gente nem sempre considera. Deu também uma verdadeira aula de como fazer a sua pizza em casa, além de nos ensinar a “melhorar” as pizzas de delivery e dicas raras de pequenos truques para facilitar tudo e comer pizzas ainda mais deliciosas.

Segue abaixo um resuminho das #dicasdoBronza, com mais algumas por nossa conta e um presente especial dele: videozinhos do preparo básico da massa de pizza!


A Pizza

Ingredientes para a Massa:

  • 1k de farinha;
  • 600ml de água;
  • ½ tablete de fermento biológico;
  • 20g de sal
Preparo Básico da Massa. Dá play aí!

Preparo da Massa:

  • Misture todos os ingredientes e sove a massa por mais ou menos 15 a 20 minutos.
Sovando a massa – dá play e escuta o barulhinho!
  • Divida a massa em bolinhas de aproximadamente 200 a 250g e coloque em um pote untado com óleo.
  • DICA DE OURO DO BRONZA: Colocar a massa sobre a tampa do pote, fechando tudo com a tampa para baixo para facilitar retirar a massa.
Fermentando e porcionando a massa – este tem até musiquinha

O Molho

De acordo com Bronza, molho de tomate não tem segredo. Aliás, tem: é não inventar muita moda e manter o molho o mais fresco possível, feito a partir do melhor tomate possível!

Opção 1: Tomates Pelados em Lata

  • Uma lata de tomate pelado;
  • Colocar em um recipiente, colocar uma pitada de sal e esmagar com as mãos;
  • Remover as partes duras mais próximas do talo enquanto esmaga.

Opção 2: Tomates Frescos

  • Tomates – cortar pela metade e retirar as sementes;
  • Bater bem pouquinho no liquidificador. Não precisa cozinhar.

Opção 3: Tomates Assados

  • Cortar pela metade e retirar as sementes;
  • Colocar em uma assadeira com a parte cortada para baixo, acrescentar azeite e uma pitada de sal;
  • Levar ao forno em temperatura alta por 15-20 minutos, até dar uma queimadinha na pele.
  • Tirar a pele e bater bem levemente no liquidificador.

Montando a Pizza

  • Abra a massa com as mãos ou com o rolo;
  • Acrescente o molho – sem excesso!
  • Deixe assar um pouco antes de colocar o recheio;
  • Após assar um pouco a massa, recheie de acordo com a sua preferência, (sem montar uma lasanha sobre a massa)
  • Leve novamente ao forno.

Harmonização de Vinho e Pizza

A noite foi tão animada e as dicas eram tão boas que mal deu pra falar de vinhos. Mas para harmonizar pizza e vinho, há três coisas principais a considerar:

  1. É a cobertura o seu principal guia. Quanto mais sabor e estrutura houver na cobertura, mais é preciso ter no vinho.
  2. A pizza tem uma certa delicadeza. É preciso cuidado na escolha de vinhos muito estruturados, pois normalmente eles vão se sobrepor à pizza.
  3. No final das contas, é o seu gosto que interessa. Escolha sua pizza, escolha seu vinho, desfrute os dois juntos.

Tivemos três vinhos pré-selecionados para a noite, de forma também a ilustrar o raciocínio da harmonização de vinho e pizza.

Les Fleurs Sauvages Viognier: este é de importação exclusiva da Zahil e já apareceu como Vinho do Mês do clube antes. Um queridinho do time técnico, é um Viognier perfumado sem excessos e com acidez super refrescante, o que faz dele par ideal para muitas

Solis Rosso: este vinho que é feito exclusivamente para o WineHouse Club é um hit nas oficinas de harmonização, não à toa: tinto sem madeira e de corpo médio-leve, vibrante e saboroso, é versátil e permite combinar com muitas coisas diferentes.

Quinta dos Carvalhais Colheita Tinto: Um dos Vinhos do Mês de Junho, é um clássico vinho do Dão – combina estrutura e frescor, seja na acidez que nos aromas cheios de sutilezas.

Para a próxima…

Como de hábito, contamos vê-los nas nossas futuras transmissões e oficinas. Não deixem de comentar aqui qual foi o seu vinho predileto, como ficou a harmonização e sugerir pratos e temas que gostaria de ver por aqui.

Bernardo Pinto, DipWSET, Bruno Cauchioli, Alexandre Bronzatto, Maria Eugenia Rivas
Em sentido horário, a partir do alto à esquerda: Bernardo Pinto, DipWSET, diretor técnico do WHC. Bruno Cauchioli, Especialista em Vinhos, Maria Eugenia Rivas, afiliada WHC e Alexandre Bronzatto. As bolinhas no rodapé representam parte dos outros afiliados que assistiam à transmissão.

Related Posts

Leave a Reply